SOBRE

Repensar – Associação de Green Consultants de Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal compromisso a implementação de medidas de sustentabilidade social, económica e ambiental no sector do cinema e do audiovisual para conseguir criar uma maior consciência relativamente às alterações climáticas e à urgente necessidade de produzir de forma mais sustentável em Portugal.

Um(a) Green Consultant colabora com empresas e produtoras, analisando, pesquisando e definindo medidas para reduzir o impacto ambiental tanto nas produções como nos processos internos da empresa. O objetivo é encontrar soluções economicamente viáveis que preservem o bem-estar das pessoas envolvidas, da equipa e da comunidade como prioridade.

Estatutos da Associação

OBJETIVOS

O principal objetivo da Repensar é acompanhar os profissionais para uma transformação mais responsável dos sectores cinematográfico e audiovisual, e sensibilizá-los para o impacto ambiental das suas atividades, ajudá-los a reduzi-lo e fazer da eco-responsabilidade das produções uma questão de interesse nacional e internacional.

Procuramos também influenciar políticas públicas para a implementação de medidas e atividades que permitam diminuir o impacto ambiental das produções, contribuindo para uma maior consciência da necessidade de produzir com vista a uma neutralidade climática, na construção de uma indústria que trabalhe de forma mais eficiente, construtiva e colaborativa – mantendo a criatividade para as gerações vindouras.

Acima de tudo, visamos educar e sensibilizar para a emergência climática, focados no nosso meio profissional, abrangendo qualquer pessoa ou entidade interessada no tema.

△topo

O QUE FAZEMOS

O trabalho de um(a) Green Consultant é bastante abrangente e crucial para tornar as produções audiovisuais mais sustentáveis. Atuamos na implementação de um eficaz sistema de gestão ambiental, incentivando a equipa a adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, realizamos uma análise detalhada de toda a produção, prevendo as emissões de CO2e em diversas áreas e profissões, oferecendo orientações personalizadas para cada setor. O processo inclui a preparação de um balanço de CO2e e a elaboração de um relatório final, destacando os resultados alcançados em termos de redução do impacto ambiental.

O(a) Green Consultant é uma figura recente no meio do audiovisual e cinema em Portugal. O curso, ensinado em português, teve a sua primeira edição no início de 2023 e é diretamente inspirado no curso de Green Consultant lecionado na Universidade de Media de Stuttgart.

△topo

GREEN CONSULTANTS

Dörte Schneider Garcia

Presidente da Direção / Green Consultant

Rita Lacerda

Direção / Green Consultant

Ana Gamado

Green Consultant

Catarina Brito

Green Consultant

Catarina Brito trabalha em produção de televisão, cinema e publicidade desde 2009. Formou-se como Green Consultant em 2023, na Universidade Lusófona de Lisboa. 

Diana Nunes

Green Consultant

Joana Rocha Ferreira

Green Consultant

Joana Costa Gaspar

Green Consultant

Lydie Tisserand

Green Consultant

Marta Silva Ramalho

Green Consultant

Mónica Pedrosa

Green Consultant

Sofia de Sousa

Green Consultant

Inês Rueff

Direção / Green Consultant

Alejandra Alem

Green Consultant

Andreia Nunes

Green Consultant

Carolina Dias

Green Consultant

Diogo Camões

Green Consultant

Elle Jone

Green Consultant

Elle é atriz licenciada em Representação na New York Film Academy em Los Angeles. Divide o seu tempo entre o palco, uma série no YouTube e trabalho de Green Consultant. Sediada em Barcelona.

Joana Vaz da Silva

Green Consultant

Inês Vilhena da Cunha

Green Consultant

Luis Gonçalo

Green Consultant

Marta Batista

Green Consultant

Pedro Sá

Green Consultant

Tobias Fruhmorgen

Green Consultant

△topo