SOBRE
A Repensar – Associação de Green Consultants de Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal compromisso a implementação de medidas de sustentabilidade social, económica e ambiental no sector do cinema e do audiovisual para conseguir criar uma maior consciência relativamente às alterações climáticas e à urgente necessidade de produzir de forma mais sustentável em Portugal.
Um(a) Green Consultant colabora com empresas e produtoras, analisando, pesquisando e definindo medidas para reduzir o impacto ambiental tanto nas produções como nos processos internos da empresa. O objetivo é encontrar soluções economicamente viáveis que preservem o bem-estar das pessoas envolvidas, da equipa e da comunidade como prioridade.

OBJETIVOS
Reduzir emissões do sector
Influenciar políticas públicas
Sensibilizar e educar
O principal objetivo da Repensar é acompanhar os profissionais para uma transformação mais responsável dos sectores cinematográfico e audiovisual, e sensibilizá-los para o impacto ambiental das suas atividades, ajudá-los a reduzi-lo e fazer da eco-responsabilidade das produções uma questão de interesse nacional e internacional.
Procuramos também influenciar políticas públicas para a implementação de medidas e atividades que permitam diminuir o impacto ambiental das produções, contribuindo para uma maior consciência da necessidade de produzir com vista a uma neutralidade climática, na construção de uma indústria que trabalhe de forma mais eficiente, construtiva e colaborativa – mantendo a criatividade para as gerações vindouras.
Acima de tudo, visamos educar e sensibilizar para a emergência climática, focados no nosso meio profissional, abrangendo qualquer pessoa ou entidade interessada no tema.
O QUE FAZEMOS
O trabalho de um(a) Green Consultant é bastante abrangente e crucial para tornar as produções audiovisuais mais sustentáveis. Atuamos na implementação de um eficaz sistema de gestão ambiental, incentivando a equipa a adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, realizamos uma análise detalhada de toda a produção, prevendo as emissões de CO2e em diversas áreas e profissões, oferecendo orientações personalizadas para cada setor. O processo inclui a preparação de um balanço de CO2e e a elaboração de um relatório final, destacando os resultados alcançados em termos de redução do impacto ambiental.
O(a) Green Consultant é uma figura recente no meio do audiovisual e cinema em Portugal. O curso, ensinado em português, teve a sua primeira edição no início de 2023 e é diretamente inspirado no curso de Green Consultant lecionado na Universidade de Media de Stuttgart.
GREEN CONSULTANTS

Dörte Schneider Garcia
Presidente da Direção / Green Consultant
Dörte Schneider Garcia trabalhou durante 20 anos como assistente de realização, maioritariamente em cinema e publicidade. Formou-se na Universidade dos Média em Estugarda (HdM) como green consultant em 2020. Coordena o curso na Universidade Lusófona.

Rita Lacerda
Direção / Green Consultant
Rita Lacerda formou-se em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica. Com experiência em produção de publicidade, cinema e televisão, concluiu a certificação de Green Consultant em 2023. Trabalha em consultoria audiovisual na empresa Légua e desempenha funções de Green Consultant em publicidade, cinema e televisão.

Ana Gamado
Green Consultant
Ana Gamado licenciada em Biologia, iniciou em 2022 o seu percurso profissional em produção audiovisual, desempenhando funções como assistente de produção, coordenadora de produção e assistente de locais em projetos publicitários. Em 2024, concluiu a certificação como Green Consultant pela Universidade Lusófona.

Catarina Brito
Green Consultant
Catarina Brito trabalha em produção de televisão, cinema e publicidade desde 2009. Formou-se como Green Consultant em 2023, na Universidade Lusófona de Lisboa.

Diana Nunes
Green Consultant
Diana Nunes trabalha na interseção entre sustentabilidade, comunicação e impacto social. Com formação em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico, iniciou a sua carreira como Consultora, evoluindo para Empreendedora Social e Criativa. Viveu entre os Países Baixos e Portugal, colaborando em documentários e ajudando indivíduos e organizações a transformar ideias em projetos concretos. Certificou-se como Green Consultant em 2025, na Lusófona.

Joana Rocha Ferreira
Green Consultant
Joana Rocha Ferreira formou-se em Cinema em 2015 na Universidade Lusófona. Tem experiência em produção, escrita e distribuição. Actualmente é distribuidora dos filmes académicos do Departamento de Cinema e Artes dos Media na Universidade Lusófona. Em 2023, concluiu o curso de Green Consultant, na mesma instituição.

Joana Costa Gaspar
Green Consultant
Joana Costa Gaspar é produtora na Cinemate, com experiência de mais de 20 anos na área da produção audiovisual. É licenciada em Sociologia e tem vindo a integrar práticas de sustentabilidade social e ambiental no setor audiovisual. Certificou-se como Green Consultant em 2025.

Lydie Tisserand
Green Consultant
Lydie Tisserand licenciou-se em França, na Universidade de Metz, em cinema e artes performativas. Tem trabalhado desde 2008 por toda a Europa, começando a sua carreira no Reino Unido, depois em Espanha e no Luxemburgo. Desde que chegou a Portugal em 2021, trabalhou como Chefe de Desenvolvimento e foi, até recentemente, Produtora Executiva para o departamento de ficção de uma produtora portuguesa. Concluiu a primeira edição do curso Green Consultant em março de 2023. Irá aproveitar a oportunidade de trabalhar como freelancer para atuar tanto em produção como em consultoria de sustentabilidade, utilizando as suas competências linguísticas e vasta experiência.

Marta Silva Ramalho
Green Consultant
Marta Silva Ramalho, Mestre em Culturas Visuais, trabalha em Produção Audiovisual há mais de 20 anos. Especializou-se em gestão e licenciamento de propriedade intelectual. É docente de Direito da Comunicação e da Informação da Universidade Lusófona de Lisboa. Concluiu a certificação em Green Consulting em 2024.

Mónica Pedrosa
Green Consultant
Mónica Pedrosa licenciou-se em Teatro e Artes Performativas na UTAD, em Vila Real. Iniciou o seu percurso na área do cinema em 2022 ao trabalhar em produtoras de cinema portuguesas. Atualmente trabalha como freelancer na função de assistente de produção, sendo que, em 2025 concluiu e obteve a certificação de Green Consultant.

Sofia de Sousa
Green Consultant
Sofia de Sousa formou-se em Ciências da Comunicação/Cinema na Universidade Nova de Lisboa. No seu percurso profissional, que se iniciou em 2002, trabalhou em diversas produtoras de cinema nacionais, tendo adquirido experiência em produção de cinema, publicidade e televisão, elaboração de candidaturas, coordenação de pós-produção e distribuição. Concluiu a certificação de Green Consultant em 2024 na Universidade Lusófona de Lisboa.

Inês Rueff
Direção / Green Consultant
Inês Rueff é realizadora na produtora More Than Stories. Formada em Cinema, concluiu a primeira edição do curso Green Consultant em Março de 2023.

Alejandra Alem
Green Consultant
Alejandra Alem tem mais de 20 anos de experiência em produção audiovisual e de espetáculos. Formada em Línguas, Literatura e Tradução, também trabalha como tradutora audiovisual desde 2010, ajudando histórias a cruzar fronteiras. Em 2025, concluiu a certificação em Green Consulting, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no sector cultural.

Andreia Nunes
Green Consultant
Andreia Nunes é produtora de cinema na Wonder Maria Filmes e professora na Universidade Lusófona (PT). Frequentou a primeira edição do curso para Green Consultant em 2023 na Universidade Lusófona.

Carolina Dias
Green Consultant
Carolina Dias é principalmente produtora criativa e executiva há mais de 20 anos, através da Refinaria Filmes, e também realizadora e guionista. É doutoranda em Ciências da Sustentabilidade, pela Universidade de Lisboa, e certificou-se como Green Consultant em 2024.

Diogo Camões
Green Consultant
Diogo Camões, começou nesta actividade, sempre na parte do equipamento, na Show Reel em 2003, teve uma empresa de esteroscopia, a 3D Hook antes de ir para Angola em 2013 onde ficou até 2022, numa empresa chamada Macrovisão. Obteve a certificação de Green Consultant em 2024 na Lusófona

Elle Jone
Green Consultant
Elle é atriz licenciada em Representação na New York Film Academy em Los Angeles. Divide o seu tempo entre o palco, uma série no YouTube e trabalho de Green Consultant. Sediada em Barcelona.

Joana Vaz da Silva
Green Consultant
Joana Vaz da Silva começou a trabalhar em produção de cinema em 2002, tendo desenvolvido projetos dos mais reconhecidos realizadores portugueses da atualidade. Impulsionada pela sua preocupação com as alterações climáticas formou-se como Green Consultant em 2023, estando atualmente a trabalhar como diretora de produção.

Inês Vilhena da Cunha
Green Consultant
Inês Cunha estudou Ciências da Comunicação, Gestão Cultural e Curadoria. Iniciou o seu percurso profissional em 2001 num Festival de Arte Contemporânea em Florença. Desde 2003 trabalha em produção audiovisual nas áreas de cinema, televisão e publicidade, maioritariamente em service. Trabalhou também em diversos festivais de cinema e como assessora de imprensa. É Diretora de Produção na 27Lis desde 2018 e em 2025 certificou-se como Green Consultant.

Luis Gonçalo
Green Consultant
Luis Gonçalo, licenciado em Design de Comunicação. Trabalhou como assistente de produção e de realização para Cinema e televisão. Atualmente desempenha funções de consultor gráfico numa Consultora de IT. Em 2025 retoma o contacto com o audiovisual através da certificação em Green Consultant pela Universidade Lusófona.

Marta Batista
Green Consultant
Marta Batista, Formada em Literatura e posteriormente em Ciências da Comunicação, começou por trabalhar no ramo da Edição e como tradutora e revisora antes de se tornar Coordenadora de Distribuição e Comunicação na produtora Promenade. A valorização da interdisciplinaridade levaram-na a aprendizagens variadas em áreas como a teoria musical, a filosofia ou o direito do entretenimento e da cultura. Mais recentemente, formou-se em Gestão Sustentável de Produção Audiovisual, habilitando-se a trabalhar enquanto Green Consultant no sentido de tornar as produções de cinema e audiovisual mais amigas do ambiente.

Pedro Sá
Green Consultant
Pedro Sá formou-se em cinema e audiovisuais em 2002. Desde ai desempenha várias funções na área de produção de cinema e televisão. Formou-se enquanto Green Consultant em 2023 na Universidade Lusófona de Lisboa e desempenha a função de Green Consultant em Publicidade, Televisão e Cinema.

Tobias Fruhmorgen
Green Consultant
Tobias Frühmorgen é professor e investigador de cinema na Universidade Lusófona (PT) e nas FilmEU European Universities. Está a fazer o seu PhD artístico-científico sobre Inteligência Artificial e Storytelling. É Green Consultant certificado em Estugarda (HdM) e coordena o curso na Universidade Lusófona.
És Green Consultant certificado(a)?
Resides em Portugal?
Torna-te membro da Repensar.
Fala connosco para mais detalhes.
Interessado(a) em saber mais sobre a Associação
ou o trabalho dos Green Consultants?
Entra em contacto connosco!
