18 outubro 2025
Curso Green Consultants – 4.ª Edição na Universidade Lusófona

🎬🌿 No dia 4 de novembro de 2025 tem início a 4.ª edição do curso Green Consultants, uma formação pioneira em Portugal dedicada à sustentabilidade no cinema e audiovisual. 🌍✨
Durante o curso vais aprender a:
✅ Integrar práticas sustentáveis em produções cinematográficas e audiovisuais;
✅ Aconselhar equipas, produtoras e instituições na redução do seu impacto ambiental;
✅ Elaborar relatórios de sustentabilidade com cálculos de CO2e;
✅ Tornar-te um(a) agente de mudança num setor em transformação. 🌱♻️
📚 Bolsas de Estudo PRR
Este curso está integrado no Programa Impulso – PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e permite o acesso a bolsa de estudo.
👉 Informa-te e candidata-te através do site da Universidade Lusófona
14 julho 2025
“LINDO”, sessão especial com moderação da Repensar

🎬 A Repensar moderou a Sessão Especial do filme “Lindo” de Margarida Gramaxo.
“Lindo, uma docu-ficção, leva-nos numa viagem à ilha do Príncipe, acompanhando Lindo, um antigo caçador de tartarugas, que se tornou protector delas. Levanta muitas questões sobre o equilíbrio entre o imediato e o futuro.”
afirmou Dörte Schneider Garcia, moderadora da conversa e presidente da Repensar Associação de Green Consultants de Portugal
10 julho 2025
Repensar e RISIFILM dinamizam sessão especial do filme “LINDO” no Cinema Trindade no Porto

A Repensar juntou-se à RISIFILM para uma conversa no final da sessão do filme LINDO da realizadora Margarida Gramaxo e a presidente da direção da Repensar – associação de Green Consultants de Portugal, Dorte Schneider Garcia.
Uma oportunidade única para viajar até à Ilha do Príncipe e conhecer os desafios de filmar a natureza de uma forma sustentável.
🗓 13 de julho
🕘 21:30
📍 Cinema Trindade, Porto
🎟 Bilhetes já à venda em cinematrindade.pt
16 junho 2025
Repensar vai estar presente no Greenfest 2025

MISSÃO POSSÍVEL: Sustentabilidade, Câmara… Ação!
Sabias que uma produção cinematográfica pode emitir dezenas (ou até centenas!) de toneladas de CO₂e?
No próximo sábado, dia 29 de junho às 11h30, no Greenfest Serralves, as nossas Green Consultants Dörte Schneider Garcia e Rita Lacerda partilham o que está por trás e à frente das câmaras em matéria de sustentabilidade.
Vamos partilhar dados, histórias e práticas que provam que não só é urgente filmar de forma mais sustentável … como já está a acontecer! E claro, as histórias que escolhemos contar têm o poder de impactar o presente e inspirar o futuro que queremos viver.
Se gostas de filmes e tens curiosidade em saber como o entretenimento pode alinhar-se com a sustentabilidade, esta conversa é para ti.
Vem descobrir como tornar cada ação mais sustentável, também no ecrã
Greenfest | Quinta do Parque de Serralves – Porto
📅 27–29 de junho 2025
👉 Palestra: domingo, 29 de junho às 11h30
👉 Entrada livre e gratuita
11 junho 2025
Lançado o Manual de Boas Práticas para o Cinema e Audiovisual em Portugal!

Foi com enorme orgulho que a REPENSAR integrou o Grupo de Trabalho que desenvolveu este instrumento tão fundamental para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e equitativos no setor do cinema e audiovisual em Portugal.
O manual resulta de um trabalho colaborativo entre profissionais do setor, juristas e investigadoras, e tem como objetivo oferecer orientações práticas, éticas e legais para prevenir e responder a situações de assédio, discriminação e desigualdade no trabalho.
Acreditamos que a sustentabilidade também se constrói através de relações de trabalho éticas e justas. Por isso, este contributo alinha-se com a nossa missão de transformar o audiovisual em Portugal, unindo práticas ambientais, sociais e humanas. Porque a sustentabilidade também se faz de locais e relações de trabalho éticas e justas.
👉 Podes consultar e descarregar o manual aqui
30 maio 2025
Sessão de partilha de conhecimentos sobre as ligações à rede elétrica

De uma curiosidade meramente pessoal nasceu uma colaboração entre a Associação Repensar, a Creative Zero e a Leverage Point Entertainment.
Ponto de partida foi a pergunta “Como é que funcionam as ligações temporárias à rede (para filmes, eventos etc.) onde vocês trabalham?”
Foi criado um questionário, e obtiveram-se respostas de vários pontos do globo.
Resultado? Para já, uma conversa online informal com pessoas de 5 países sobre ligações à rede eléctrica para produções.
A ideia por detrás é aprender com o que funciona (e não funciona tão bem) em outros lugares do mundo, e replicar sistemas que se mostraram úteis – tudo para acelerar a transição do nosso sector para práticas mais amigas do ambiente.
Junte-se a nós para uma sessão dinâmica de:
🎬 Estudos de casos reais
⚡ Soluções práticas para a rede
🤝 Intercâmbio entre pares
💡 Informações que podem ser aplicadas localmente
📅 17 junho | 16:00
⏳ Inscrições até 15 de junho
💻 Gratuito e On-line
21 abril 2025
APOIO AD HOC contempla despesas de sustentabilidade

Hoje celebramos mais uma conquista para a Sustentabilidade no cinema e no audiovisual!
O ICA abriu os concursos do apoio financeiro para 2025 e o Ad Hoc passa a contemplar despesas relacionadas com a sustentabilidade das produções cinematográficas e audiovisuais.
O regulamento do concurso indica quais as condições da atribuição do apoio financeiro que abrangem agora os planos de sustentabilidade realizados por Green Consultants certificados, os serviços de auditoria para a obtenção de certificação de produções sustentáveis ou de outras iniciativas no âmbito do cinema e do audiovisual.
Queremos apoiar cada vez mais equipas de produção a incorporar medidas sustentáveis no seu fluxo de trabalho.
Junta-te a nós nesta missão para acelerar a transição para um modo de produção mais sustentável.
27 fevereiro 2025
PFC lança podcast sobre a Sustentabilidade nas produções de cinema e audiovisuais.

A segunda temporada do podcast 𝗙𝗶𝗹𝗺𝗶𝗻𝗴 𝗶𝗻 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹: 𝗦𝗲𝗲 𝘁𝗵𝗲 𝗕𝗶𝗴 𝗣𝗶𝗰𝘁𝘂𝗿𝗲, da Portugal Film Commission já está no ar e começa com um tema incontornável: como tornar o setor mais sustentável.
A nossa presidente, Dörte Schneider Garcia, e a nossa associada e produtora do primeiro filme português a obter uma certificação GreenFilm em Portugal, Andreia Nunes partilham a sua experiência falando sobre o impacto ambiental das produções e o papel do audiovisual na preservação do ambiente e no apoio às comunidades locais.
20 fevereiro 2025
Primeiro Filme Português a obter uma Certificação Green Film

É com enorme orgulho e de coração cheio que damos os Parabéns a “18 Buracos Para o Paraíso”, de João Nuno Pinto e produzido pela Wonder Maria Filmes, o primeiro projeto português a obter uma certificação Green Film, por implementar práticas de produção mais sustentáveis.
Resultado de uma co-produção entre Portugal, Itália e Argentina, a longa-metragem, de momento em fase de pós-produção, é uma reflexão sobre o fim das coisas e explora lugares afetados pelo calor tórrido, pela seca e pela especulação imobiliária, numa história que espelha os atuais níveis de abandono, principalmente afetivos ao seguir o último encontro de verão de uma família que se prepara para vender uma antiga propriedade alentejana, quando um incêndio devasta a região.
Andreia Nunes, produtora e cofundadora da Wonder Maria Filmes, mas igualmente Green Consultant certificada na 1ª edição do curso em Portugal, explica que abordando o filme questões climáticas “fez-nos todo o sentido adotar práticas mais sustentáveis na sua produção” e através das diretrizes da Green Film, assegurar uma metodologia para medir o impacto ambiental da produção. O projeto teve ainda a colaboração da nossa sócia-fundadora Dörte Schneider Garcia.
Em breve, o primeiro filme português a ser reconhecido como produção ambientalmente responsável, estará aí nas telas para espalhar sementes, gerar novas ideias, incentivar a adoção de melhores práticas e estratégias, e estimular uma mudança positiva no setor.
A Repensar pode prestar apoio e consultoria a todo o tipo de produções e próximos projetos que pretendam ser certificados.
Muito para REPENSAR….
9 dezembro 2024
Sustentabilidade no Programa Europa Criativa: Desafios e Boas Práticas

No próximo dia 13 de dezembro, a Europa Criativa Portugal promove uma conferência online que abordará os desafios e boas práticas de sustentabilidade ambiental no setor criativo. Este evento destina-se a produtores, realizadores, gestores de projetos e profissionais da área cultural e audiovisual que pretendam adotar estratégias mais verdes nos seus processos criativos e operacionais.
A Repensar – Associação Green Consultants de Portugal terá 3 dos seus membros a participar nos paineis de oradores: Dorte Schneider Garcia, Tobias Frühmorgen e Andreia Nunes vão partilhar as suas experiências e insights sobre práticas sustentáveis no setor criativo e audiovisual.
📅 Quando: 13 de dezembro / 10:30 – 12:45
🖥️ Onde: Online
👉 Mais informações e inscrição aqui
Participe connosco nesta conversa crucial para o futuro do audiovisual na Europa! 💚
14 outubro 2024
Curso Green Consultants – 3ª Edição na Universidade Lusófona!

No dia 5 de novembro, inicia-se a 3ª edição do curso de Green Consultants, uma formação única para quem quer impulsionar a sustentabilidade no cinema e audiovisual. 📽️✨
Neste curso vais aprender a:
– Liderar transformações sustentáveis em produções cinematográficas e audiovisuais;
– Aconselhar empresas, instituições e equipas de produção na implementação de práticas mais sustentáveis;
– Preparar relatórios de projeto com cálculos de CO2e;
– Ser um agente de mudança no meio do cinema e audiovisual;
Se já tens experiência no setor audiovisual e cinematográfico, ou formação em sustentabilidade, inscreve-te até 1 de novembro aqui.
1 outubro 2024
Sustentabilidade presente no Anuário do sector de produção audiovisual

No decorrer do seu 9º Encontro, a APIT lança o seu Anuário de 2023, onde – entre muitos outros pontos interessantes e relevantes – refere a sustentabilidade e destaca as quatro iniciativas de 2023 nesse contexto – é com grande entusiasmo que vemos a REPENSAR ser referida em duas dessas iniciativas 🙂
Assim, para além do encontro “Sustentabilidade no Cinema e no Audiovisual” organizado pela Portugal Film Commission com o apoio do Batalha Centro de Cinema, que contou com alguns dos nossos membros enquanto palestrantes, o Anuário da APIT realça ainda o lançamento da REPENSAR – Associação de Green Consultants de Portugal.
Refere também a Carta Aberta escrita pela mesma, na sequência da análise da proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2024, propondo a inclusão, à semelhança do que acontece em vários países europeus, de “uma medida de obrigatoriedade de apresentação, para cada projeto cinematográfico, de uma estratégia de sustentabilidade, com a descrição de medidas a ser implementadas para reduzir o impacto ambiental.”
É com enorme orgulho e sentido de missão que vemos espelhados neste Anuário alguns dos resultados do nosso trabalho e que reforçamos as nossas principais metas, conforme referidas: “diminuir as emissões do sector, sensibilizar e educar, mas também influenciar políticas públicas”.
Persistiremos nestes propósitos e sentimos a nossa atuação com maior potencial, à medida que o nosso Grupo vai enriquecendo, agora que contamos com mais associados, chegados da 2º edição do Curso de formação Gestão Sustentável de Produção Audiovisual – Green Consultant.
Obrigada APIT e até para o ano!
12 abril 2024
DISPONÍVEL ON-LINE A SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

No âmbito das questões que têm surgido sobre os critérios de sustentabilidade ambiental nas portarias que regulamentam o Pic Portugal – Incentivo à Produção (Cash Rebate) e o Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção (Cash Refund), torna-se importante dar alguns esclarecimentos acerca de critérios que, pela primeira vez em Portugal, podem vir a valorizar os projetos que se candidatem a estes incentivos.
Assim, a Portugal Film Commission e a Associação de Green Consultants Portugal – Repensar organizaram uma sessão de esclarecimento aberta à indústria, que decorreu em meio digital no passado dia 12 de abril.
A sessão foi iniciada pela Ana Marques, Diretora Executiva da Portugal Film Commission, com um breve enquadramento geral, e contou depois com a apresentação da Associação de Green Consultants Portugal – a Repensar, pela Presidente Dörte Schneider Garcia, que explicou o que é e para que serve a Repensar, dando igualmente uma breve explicação dos termos utilizados nas portarias – o plano de sustentabilidade ambiental, o consultor especializado (green shooting consultant) e a auditoria ambiental da produção. No final foi aberto espaço para as perguntas dos participantes.
Para quem não conseguiu comparecer a esta sessão, disponibilizamos agora o link da gravação e se ainda assim restarem dúvidas, estaremos ao inteiro dispor para todos os esclarecimentos ou informações necessárias. Para esse efeito, poderão sempre contactar-nos através do email repensar@greenconsultants.pt ou para mais informações sobre as portarias picportugal@ica-ip.pt.
Entretanto, desejamos boas candidaturas (sustentáveis) a todos!
14 outubro 2024
Curso Green Consultants – 3ª Edição na Universidade Lusófona!

No dia 5 de novembro, inicia-se a 3ª edição do curso de Green Consultants, uma formação única para quem quer impulsionar a sustentabilidade no cinema e audiovisual. 📽️✨
Neste curso vais aprender a:
– Liderar transformações sustentáveis em produções cinematográficas e audiovisuais;
– Aconselhar empresas, instituições e equipas de produção na implementação de práticas mais sustentáveis;
– Preparar relatórios de projeto com cálculos de CO2e;
– Ser um agente de mudança no meio do cinema e audiovisual;
Se já tens experiência no setor audiovisual e cinematográfico, ou formação em sustentabilidade, inscreve-te até 1 de novembro aqui.
1 outubro 2024
Sustentabilidade presente no Anuário do sector de produção audiovisual

No decorrer do seu 9º Encontro, a APIT lança o seu Anuário de 2023, onde – entre muitos outros pontos interessantes e relevantes – refere a sustentabilidade e destaca as quatro iniciativas de 2023 nesse contexto – é com grande entusiasmo que vemos a REPENSAR ser referida em duas dessas iniciativas 🙂
Assim, para além do encontro “Sustentabilidade no Cinema e no Audiovisual” organizado pela Portugal Film Commission com o apoio do Batalha Centro de Cinema, que contou com alguns dos nossos membros enquanto palestrantes, o Anuário da APIT realça ainda o lançamento da REPENSAR – Associação de Green Consultants de Portugal.
Refere também a Carta Aberta escrita pela mesma, na sequência da análise da proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2024, propondo a inclusão, à semelhança do que acontece em vários países europeus, de “uma medida de obrigatoriedade de apresentação, para cada projeto cinematográfico, de uma estratégia de sustentabilidade, com a descrição de medidas a ser implementadas para reduzir o impacto ambiental.”
É com enorme orgulho e sentido de missão que vemos espelhados neste Anuário alguns dos resultados do nosso trabalho e que reforçamos as nossas principais metas, conforme referidas: “diminuir as emissões do sector, sensibilizar e educar, mas também influenciar políticas públicas”.
Persistiremos nestes propósitos e sentimos a nossa atuação com maior potencial, à medida que o nosso Grupo vai enriquecendo, agora que contamos com mais associados, chegados da 2º edição do Curso de formação Gestão Sustentável de Produção Audiovisual – Green Consultant.
Obrigada APIT e até para o ano!
12 abril 2024
DISPONÍVEL ON-LINE A SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

No âmbito das questões que têm surgido sobre os critérios de sustentabilidade ambiental nas portarias que regulamentam o Pic Portugal – Incentivo à Produção (Cash Rebate) e o Pic Portugal – Incentivo à Grande Produção (Cash Refund), torna-se importante dar alguns esclarecimentos acerca de critérios que, pela primeira vez em Portugal, podem vir a valorizar os projetos que se candidatem a estes incentivos.
Assim, a Portugal Film Commission e a Associação de Green Consultants Portugal – Repensar organizaram uma sessão de esclarecimento aberta à indústria, que decorreu em meio digital no passado dia 12 de abril.
A sessão foi iniciada pela Ana Marques, Diretora Executiva da Portugal Film Commission, com um breve enquadramento geral, e contou depois com a apresentação da Associação de Green Consultants Portugal – a Repensar, pela Presidente Dörte Schneider Garcia, que explicou o que é e para que serve a Repensar, dando igualmente uma breve explicação dos termos utilizados nas portarias – o plano de sustentabilidade ambiental, o consultor especializado (green shooting consultant) e a auditoria ambiental da produção. No final foi aberto espaço para as perguntas dos participantes.
Para quem não conseguiu comparecer a esta sessão, disponibilizamos agora o link da gravação e se ainda assim restarem dúvidas, estaremos ao inteiro dispor para todos os esclarecimentos ou informações necessárias. Para esse efeito, poderão sempre contactar-nos através do email repensar@greenconsultants.pt ou para mais informações sobre as portarias picportugal@ica-ip.pt.
Entretanto, desejamos boas candidaturas (sustentáveis) a todos!
3 abril 2024
SESSÃO DE ESCLARECIMENTOA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, O CASH REBATE E O CASH REFUND

A PFC e a Green Consultants Portugal organizam esta sessão para esclarecer as dúvidas dos produtores sobre os critérios de sustentabilidade ambiental que podem valorizar uma candidatura ao Cash Rebate e Cash Refund.
A sessão decorre no dia 12 de abril, das 9h30 às 10h30, em meio digital. A participação requer inscrição prévia através do e-mail repensar@greenconsultants.pt
O link da sessão será enviado em resposta à inscrição.
Programa da sessão:
1. Apresentação da Associação de Green Consultants Portugal – Repensar: o que é e para que serve
2. Breve noção dos termos utilizados nas portarias: plano de sustentabilidade ambiental, consultor especializado (green shooting consultant) e auditoria ambiental da produção
3. Perguntas e respostas
Mais informações
29 março 2024
ICA INCORPORA MEDIDAS DE SUSTENTABILIDADE NO CASH REBATE E CASH REFUND

O Instituto do Cinema e Audiovisual, anunciou duas novas candidaturas ao Cash Refund e Cash Rebate. Ambas abrem dia 1 de abril e já incluem algumas medidas de sustentabilidade!
Para além da referência a um(a) Green Consultant e a execução de um plano de sustentabilidade para os projetos, são ainda mencionadas a igualdade de género e integração de estágios remunerados na composição das equipas.
Também existe um foco nos chamados territórios desfavorecidos.
A sustentabilidade dá pontos! É uma conquista que a Repensar congratula e celebra com enorme entusiasmo.
Mais informações
18 dezembro 2023
2 Tonnes

Inspirad@s pelo workshop do Mural do Clima, aceitamos o desafio 2 Tonnes da Associação Transitar.
Ao longo de 3 horas, exploramos em equipa o futuro e como podemos limitar as alterações climáticas, alcançando a meta de 2 toneladas de CO2 por pessoa por ano até 2050.
O workshop aborda as dimensões individual e colectiva, e o papel crucial da influência na transformação da sociedade, reunindo as pessoas para debater e encontrar soluções, de forma divertida e interativa.
Recomendamos a tod@s que desejam dar o passo decisivo para reduzir a sua pegada carbónica, mas não sabem por onde começar!
25 novembro 2023
CARTA PARA o incentivo lei do cinema

No dia 25 de novembro, a Associação Green Consultants de Portugal – Repensar o Cinema e Audiovisual enviou uma carta aberta aos grupos parlamentares a apelar à urgência de incluir medidas de sustentabilidade no incentivo à nova Lei do Cinema.
A Associação Repensar analisou a proposta de alteração ao Orçamento de Estado para 2024 apresentada pelo PS. A proposta visa o desenvolvimento do setor com foco em coproduções internacionais. No entanto, foi possível constatar que a proposta não inclui qualquer requisito ou obrigatoriedade de produzir obras cinematográficas com maior consciência ambiental e responsabilidade social.
Na Carta Aberta, a Associação propõe que seja “incluída uma medida de obrigatoriedade de apresentação, para cada projeto cinematográfico, de uma estratégia de sustentabilidade, com a descrição de medidas a ser implementadas para reduzir o impacto ambiental” à semelhança do que já acontece em muitos países europeus.
Acreditamos que a mudança deve partir das entidades responsáveis, de formar a tornar a sustentabilidade no meio do cinema e audiovisual uma norma e não uma exceção.
20 novembro 2023
Mural do Clima – Um workshop para compreender a crise climática

Compreender a situação do planeta é fundamental para agirmos de forma urgente e fazermos diferente.
Com este objetivo em mente, participámos no workshop Mural do Clima, uma experiência única que nos deu mais ferramentas para compreender este desafio.
A conclusão? Há volta a dar!
Agradecemos à Associação Transitar e, em especial, ao Martim Grange, o nosso facilitador, por esta experiência.
10 novembro 2023
segunda edição do Curso Green ConsultantS

Com foco na produção sustentável no setor audiovisual, este programa de formação único baseia-se no curso original da Hochschule der Medien Stuttgart.
Liderado por Dörte Schneider Garcia e Tobias Frühmorgen, o curso oferece aos profissionais da indústria as ferramentas necessárias para reduzir o impacto ambiental de forma abrangente.
Esta iniciativa reforça a posição de liderança da Universidade Lusófona em educação para a sustentabilidade dentro das indústrias criativas.
Para mais informações, visite a página do curso.
24 setembro 2023
DIA NACIONAL DA SUSTENTABILIDADE

No dia 24 de setembro, no âmbito do primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade em Portugal, reunimos no Batalha Centro de Cinema para debater a importância de tornar a indústria audiovisual mais sustentável.
Gostaríamos de agradecer à @filmaporto.filmcommission, @portugalfilmcommission e ao @batalhacentrodecinema por tornar o encontro “Sustentabilidade no Cinema e no Audiovisual” possível.
Agradecemos também à Maryllis Gonzalez, Oliver Lupiañez e aos demais profissionais presentes pela sua valiosa contribuição.
Para quem não pôde participar, as apresentações e debates do encontro estão disponíveis no Spotify.
13 julho 2023
Repensar o Cinema e o Audiovisual: nasce a Associação Green Consultant de Portugal

É com enorme entusiasmo que anunciamos a criação da Associação Green Consultants de Portugal – Repensar o Cinema e o Audiovisual. Somos os primeiros green consultants certificados em Portugal, formados na primeira edição do curso de Gestão Sustentável de Produção Audiovisual, dirigido pela Dörte Schneider Garcia na Universidade Lusófona.
Numa época crucial para o planeta, com uma janela de tempo apertada para evitar o aumento da temperatura média global acima de 1,5ºC, torna-se urgente tomar medidas para reduzir as emissões de gases com efeito estufa em todas as áreas da sociedade. O meio do cinema e o audiovisual não pode ser exceção.
A nossa missão é clara: ser a força motriz na mudança para um setor mais verde e responsável, educando e sensibilizando para a importância de reduzir as emissões e, simultaneamente, influenciando as políticas públicas para tornar esta mudança mais rápida e eficiente.
Seja profissional da indústria, estudante, espectador(a) consciente ou simplesmente alguém que se preocupa com o futuro do planeta, estamos disponíveis para ouvir, debater ou colaborar para um cinema e audiovisual mais sustentável!
